Fala-me de Amor

Falais baixo se falais de amor - by Shakespeare

sexta-feira, abril 22, 2005

uma história ...

A Santa Ceia foi pintada por Leonardo da Vinci. Conta-se que esse quadro demorou 7 anos até ficar pronto e que pessoas comuns serviram de modelo para cada um dos personagens bíblicos. A primeira figura que Leonardo da Vinci decidiu pintar foi a Judas Iscariotes, o traidor. Leonardo da Vinci buscou entre a população alguém tivesse um rosto que representasse desonestidade, avareza, hipocrisia e com os olhos cheios de ódio. Um rosto que pudesse representar uma pessoa que fosse capaz de trair o seu melhor amigo.
Depois de muito procurar sem êxito, Leonardo ficou sabendo que em Roma haviam prendido um ladrão, que fora sentenciado à morte e, por isso, aguardava o dia de sua execução trancado no calabouço. Leonardo foi rapidamente à Roma para encontrar-se com essa pessoa. Era uma pessoa de pele escura, sujo, cabelos longos e de gestos brutos. Leonardo concluiu que ele represntaria perfeitamente a Judas Iscariotes e, por isso, pediu autorização às autoridades para levar esse homem até Milão, onde estava pintando o quadro da Santa Ceia. Durante meses esse homem pousou para Leonardo da Vinci.

Ao terminar, Leonardo avisou os guardas que já estava pronto e que poderiam levar o prisioneiro de volta. Quando os guardas entraram na sala, aquele homem atirou-se aos pés de Leonardo da Vinci pedindo por piedade, chorando amargamente. Leonardo se surpreendeu com o arrependimento desse homem e intecedeu junto a ele diante das autoridades. Dias depois ele foi solto e Leonardo nunca mais o viu.

Mas ele continuava em busca dos personagens modelos que pudessem representar a cada um dos discípulos de Jesus. Passaram-se seis anos e ele havia encontrado todos, menos alguém que puede representar a Jesus. Essa pessoa deveria refletir inocência e pureza, alguém que não tivesse nenhuma culpa no olhar, que fosse um rosto limpo e bonito.

Depois de procurar por semanas ele encontrou alguém assim, um joven de 33 anos, que representaria a Cristo na Santa Ceia. Durante meses Leonardo trabalhou no personagem principal de sua obra. Ao terminar, quis pagar aquele homem pelo seu trabalho, mas ele recusou, dizendo:

- Tu não me reconheces?

- Não, disse Leonardo, eu nunca vi o senhor antes de nosso trabalho. Aceita o dinheiro.

- Como poderia aceitar o seu dinheiro? Há seis anos o senhor me libertou da prisão e graças ao senhor pude recomeçar a minha vida.

Autoria desconhecida